Apresentando o senhor ZÉGUA

Apresentando o senhor ZÉGUA

sexta-feira, 27 de março de 2015

TESTE DE MÚLTIPLA ESCOLHA – PARTE 2 – O QUE ACONTECEU COM A INTERNET DO ZÉGUA?

SEU ZÉGUA, POR ONDE VOCÊ ANDAVA, RAPAZ?
Faz um bom tempo que o nosso herói não dava as caras por aqui. Não que seus problemas tenham acabado. Talvez até aumentaram. Mas, para matar a saudade dos seus inúmeros fãs (um pessoal que gosta de sorrir com a desgraça dos outros), Zégua está de volta, com uma aventura quentinha, saiu do forno hoje, agora há pouco.
A internet é uma ferramenta essencial para o pleno funcionamento do Bolsa Família. Por mais lenta que seja, sem ela é impossível a realização de certas ações (cadastramento, desbloqueios de cartões, atualizações, etc.). Recentemente, em seu departamento, nosso amigo Zégua não conseguiu acessar a internet. Mas qual a novidade? Poderia ser um caso normal (ela desaparece de vez em quando. Talvez pra tomar um cafezinho, pra passar dois dias numa farra, para curtir a vida, qualquer coisa.). Mas a verdadeira razão do sumiço da internet desta semana merece uma pequena enquete. O que você acha? Por que o nosso herói não conseguiu acessar a internet no dia 25 de março de 2015?
a) Deu problema no servidor;
b) Queimou alguma peça importante no aparelho que transmite o sinal (tá chovendo muito por aqui esses dias);
c) A Prefeitura deixou de pagar os serviços;
d) Houve uma violenta tempestade na região, um raio caiu e atingiu a antena que transmitia o sinal da net;
e) Usuários revoltados, porque seus cartões foram bloqueados, derrubaram a antena;
f) Um mágico passou pela cidade e fez a antena desaparecer;
g) Uma senhora (que tem duas aposentadorias e é dona de um comércio) ficou extremamente irritada porque seu beneficio foi cancelado (justa causa), aí deu um chute no computador do Zégua.
E aí? Bem, a resposta não está em nenhuma dessas alternativas, apesar de parecer com uma delas. Qual? Vejamos como tudo aconteceu.
25 de março de 2015. Uma manhã chuvosa. Chuva mansa, sem trovões ou raios. O prédio, onde no passado já funcionou a Secretaria de Assistência Social (e, logicamente, o Departamento do Bolsa Família), passou por uma breve reforma durante uma semana. Ele esteve ocupado nos últimos dois anos com a Secretaria da Mulher. Agora, o pessoal da Secretaria da Mulher fez uma permuta com o pessoal da Assistência Social.
Em resumo, nesta semana, com o retorno do pessoal da Assistência Social, tivemos que mudar alguns móveis de lugar, fazer novas instalações para os computadores, etc. Então, o técnico responsável pela área da Internet começou o seu serviço. Ligou uma tomada aqui, outra ali. Conectou os cabos nos lugares certos. Aí tentou acessar a internet. Nada. Tentou novamente. Nadinha.
Trocou os cabos. Nada. Onde está o problema?
Trocou a tal de Switch (a maquininha que conecta os computadores com a internet) por uma novinha, virgem. Nada.
Então, nosso herói Zégua sugeriu ao técnico que talvez a internet estivesse fora do ar mesmo, pois era um dia chuvoso, etc. Mas o técnico achava que não, pois há poucas horas havia acessado a net normalmente, em um outro local.
Aí continuou quebrando a cabeça.
Começamos a suspeitar que o computador do nosso herói fosse o responsável. Ou o irresponsável, no caso. Mas como provar?
Cerca de meia hora depois (após tentar toda espécie de estratégia), nosso técnico teve uma ideia. Como esse período de chuva traz muito vento, às vezes, quem sabe, a antena que capta o sinal da internet, pode ter entortado um pouco, saído do lugar, etc. Pois é! Como não pensamos nisso antes? Aí ele saiu lá fora, para recolocar a antena no lugar.
 (CORTA-SE A CENA AQUI E VAMOS PARA OUTRO QUADRO, MEIA HORA MAIS TARDE).
- Bom dia! Eu gostaria de saber se aquele problema no meu cartão foi resolvido.
- Bom dia, senhora! Seja bem vinda. Sente-se, fique à vontade. Então a senhora quer saber se temos novidades sobre o seu caso?
A senhora sentou-se e Zégua, com a cara mais limpa do mundo, disse:
- No momento não posso acessar o sistema pra saber como está o seu caso. A senhora faz alguma ideia por que eu não posso acessar a internet agora?
- Ah, a internet está fora do ar?
- Alternativa “a” está errada – Zégua respondeu, sorrindo - Não, senhora. A internet está normal.
- O computador está com problemas?
- Alternativa “b” está errada. Não. O nosso computador ainda está dando pros gastos.
- Ah, sei lá. A Prefeitura não pagou as contas e cortaram a internet de vocês?
- Não. Até onde sei, não chegaram a esse ponto ainda.
- Ah, desisto. Não sei.
Então, o nosso herói convidou a senhora para irem até lá fora. Levou-a fora do prédio, apontou para cima e perguntou:
- A senhora está vendo nossa antena aí?
- Vixe! Cadê ela?
- Simplesmente parece que foi roubada.
- Oxente! Que história é essa?
(VOLTA-SE PARA A CENA ORIGINAL, MEIA HORA ANTES).
- Zégua, vem aqui fora ver uma coisa! – Gritou o técnico.
- Qual a novidade? – Perguntou Zégua.
O técnico apontou para o local vazio.
- Cortaram o cabo e roubaram a antena.
E agora, seu Zégua?
*******
Mais tarde o nosso herói foi até a Delegacia mais próxima registrar o Boletim de Ocorrências.

* Em 2009 houve um caso parecido. Clique no link abaixo para relembrar. Se você já o leu, bem... vale a pena sorrir de novo (da desgraça alheia).


Nenhum comentário:

Postar um comentário