Apresentando o senhor ZÉGUA

Apresentando o senhor ZÉGUA

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

ZÉGUA, O “JACK BAUER” DO BOLSA FAMÍLIA

NA PRESSÃO... NO LIMITE... NO FIM DA LINHA...

Jack Bauer é um personagem vivido pelo ator Kiefer Sutherland na série “24 horas”, apresentado na TV aberta geralmente em janeiro de cada ano, pela Rede Globo. Conta as aventuras de um agente especial do governo americano, especializado no combate ao terrorismo. Jack parece o homem mais azarado do mundo, pois muitas vezes (sempre) tem que resolver vários problemas ao mesmo tempo. Exemplo: Em um só episódio tinha que proteger um candidato à presidente (dos EUA), descobrir quem estava por trás da conspiração, descobrir um traidor em sua própria equipe, descobrir para onde levaram sua esposa e filha (pois é, no meio de tantos problemas ainda seqüestraram a família do rapaz). Daqui a pouco é contatado pelos terroristas que fazem a seguinte exigência: OU VOCÊ MATA O CANDIDATO À PRESIDÊNCIA OU MATAMOS SUA ESPOSA E FILHA – E NÃO FALE COM NINGUÉM – ESTAMOS VIGIANDO VOCÊ O TEMPO TODO!

Bem, onde entra o Zégua nisto tudo?
Recentemente começou mais uma campanha de revisão cadastral (com prazo final até 31 de agosto de 2009). Justamente nesse período “agoniado” os gestores do Município resolveram fazer uma mudança radical: mudaram a Prefeitura para o prédio do antigo hospital (um bem novinho foi construído recentemente). Todas as secretarias mudaram de endereço. O Departamento responsável pelo Bolsa Família também mudou – para um local sem internet, sem ar condicionado e totalmente carecendo de uma grande reforma.
Bem, o tempo se esgotando, o povo pressionando o Zégua e sua equipe (afinal todo dia a mensagem estava lá no extrato do usuário: SEU CADASTRO PRECISA SER REVISADO... OU SERÁ BLOQUEADO EM SETEMBRO!).

Cidade pequena, todo mundo se conhece... Zégua e sua equipe sem paz, parecendo celebridades, sendo interrogados toda hora em todos os lugares possíveis (vejam alguns exemplos na postagem intitulada: PÉROLAS DO BOLSA FAMILIA).

Como os antigos computadores estavam bem ultrapassados, o Departamento conseguiu dois computadores novos... e o tempo se esgotando... tic, tac, tic, tac...

Chega agosto, o mês final para a revisão. A mudança foi realizada, o Bolsa Família está agora no “novo” prédio (mais de 50 anos), numa sala forrada, sem ventilador e sem ar condicionado. Começa a revisão... tic, tac, tic, tac...

Dois computadores novinhos em folha... todos os programas básicos precisam ser instalados... a pressão aumenta...

Zégua tentando instalar o programa do CadÚnico, precisando de muita concentração, o povo gritando de todos os lados: “POR QUE MEU CARTÃO NUNCA VEIO?”, “POR QUE MEU DINHEIRO ABAIXOU?”, “POR QUE ESTÃO DIZENDO QUE MEUS FILHOS NÃO ESTÃO FREQUENTANDO A ESCOLA?”, “POR QUE MINHA VIZINHA TEM A MESMA QUANTIDADE DE FILHOS E EU RECEBO MENOS QUE ELA?”, “MEU CARTÃO FOI BLOQUEADO, LIGUEI PARA O 0800 E DISSERAM QUE O PROBLEMA É AQUI,”, etc.

Zégua tentando instalar os programas... o programa antivírus é muito bom e não deixa o CadUnico ser instalado (geralmente os aplicativos do Bolsa Família vêm carregados com uma tonelada de vírus). Zégua tenta instalar de toda forma possível... o antivírus não deixa... só há uma saída: desativar (ou desinstalar) o antivírus, pelo menos até completar a instalação do CadUnico. É um risco para o computador, mas não tem outro jeito. Antivirus desinstalado. CadUnico instalado. Ufa! Ufa o quê?

Computador começa a se estranhar. Alguns programas não funcionam. Antivírus não instala mais. Opção “restaurar sistema” não funciona. Zégua atualizando os cadastros e preocupado. Tic, tac, tic, tac...

A pressão aumenta. Computador piora. Zégua continua digitando os cadastros, mas muito preocupado. Já atualizou mais de 100 cadastros (ele costuma digitar rápido – também numa pressão dessas!). Zégua sabe que precisa enviar logo os dados digitados para a base em Brasília, pois o computador não está de confiança e a qualquer momento poderá pifar. Mas tem outro problema: os caras responsáveis pela instalação da internet (que moram em outra cidade) ainda não chegaram (apesar de insistirmos todos os dias e mostrarmos que a coisa é séria!).

O tempo se esgotando, o computador ameaçando parar a qualquer momento, Zégua tentando atualizar os cadastros, e a internet nem sinal de vida.
Três semanas antes do prazo final. Os caras da internet chegam. Internet instalada. Rapidamente Zégua envia os dados atualizados. Depois tenta acessar o SIBEC (O sistema via internet para consulta e manutenção dos benefícios do Bolsa Família). Bem, Zégua coloca a senha, mas não consegue acessar. Tenta abrir seu e-mail. Coloca a senha, mas não consegue acessar. Tenta acessar outro programa ligado ao MDS (Ministério do Desenvolvimento Social). A página abre normalmente, mas só até o momento da senha. Nada mais. Zégua preocupado. Tic, tac, tic, tac.

Resolve deixar esse problema pra depois e continua atualizando os cadastros (mas seriamente preocupado). Então, de repente, algo inusitado. O computador reinicia sozinho. Zégua acha que, sem querer, apertou alguma tecla errada. Mas logo depois o computador reinicia novamente. E outras vezes. E mais vezes. Pelo menos de 20 em 20 minutos. Tic, tac, tic, tac.

Tempo se esgotando. Dois computadores novinhos, mas cheios de problemas. Um reinicia sozinho, o outro só desliga se arrancarmos a tomada da parede, vários programas não funcionam, alguma coisa está errada. Tic, tac, tic, tac.

Internet não funciona mais. A tela do computador fica azul, cheia de bolinhas. A conclusão sinistra: PRECISAM SER LEVADOS URGENTEMENTE PARA A ASSISTÊNCIA TÉCNICA – ainda bem que ainda estão na garantia! Ainda bem? Tic, tac, tic, tac.

Um comentário:

  1. muito bm zégua cm esse artigo que não tem nada a ver com o que eu pedi, esse artigo é um lixo, principoalmente pra quem postou!

    ResponderExcluir